quarta-feira, 23 de março de 2011

E depois da votação do PEC?

Económico  
23/03/11 07:36
 
O PEC é votado hoje no Parlamento e, consoante o desfecho, Sócrates pode demitir-se ou não. Cavaco Silva poderá ter a última palavra.
Sócrates não se demite:
- Partindo do pressuposto que uma das resoluções contra o PEC IV será viabilizada, Sócrates encontra-se hoje à tarde com o Presidente, mas não apresenta a sua demissão.
- Não é expectável que Cavaco Silva faça o que quer que seja enquanto decorrer a cimeira europeia (entre quinta e sexta-feira).
- Caso o Presidente entenda que está em causa o normal funcionamento das instituições, ouvirá os partidos políticos, o Conselho de Estado e poderá dissolver a Assembleia da República. Sem demitir o Governo, o que asseguraria que um pedido de ajuda internacional, caso seja necessário, seria formalizado pelo actual Executivo.
- Após a dissolução do Parlamento, o primeiro-ministro pode repetir o exemplo de Santana Lopes e apresentar a sua demissão a Cavaco Silva. Nesse caso, o País passaria a ter um Governo de gestão até às próximas eleições que serão, neste cenário, no início de Junho (55 dias após a dissolução do Parlamento).
Sócrates demite-se:
- Caso o Parlamento "tire o tapete aos portugueses" como dizem os socialistas, Sócrates pode apresentar a sua demissão ao Presidente já hoje optando pelo discurso de quem "tudo fez para defender Portugal" e colocando o ónus de um pedido de ajuda internacional na oposição.
- Nesse caso e após terminada a cimeira europeia que decorre entre amanhã e sexta, Cavaco Silva ouviria os partidos políticos e convocaria o Conselho de Estado.
- Pode convidar o PS a apresentar um outro primeiro-ministro e procurar consensos com a oposição.
- A resposta do PS, previsivelmente, seria negativa o que obrigaria a uma dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições antecipadas.
- Portugal contaria com um Governo em gestão, sem um Parlamento com plenos poderes e um pedido de ajuda internacional estaria dificultado.

Eu não acredito que o Socrates se demita...
Será que se ele quiser o Presidente da Republica será capaz de tomar uma posição ou vai continuar sem comentar? Crise politica à porta? Eleições em Maio? Quem ocupará o lugar se houver eleições em Maio?

MC

1 comentário:

  1. Eu acho que o PEC nao devia ser aprovado, o Socrates devia demitir-se e devia-se colocar la alguem do povo, alguem que sente o que o povo passa e que leve este pais ao calvario.... se é que ainda tem solução....
    Gosto da ideia de ter um blog onde possa dizer tudo o que penso... Boa Sorte ;)

    ResponderEliminar